quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Artigo "O que aconteceu com as Artes Marciais tradicionais no MMA?"

Sobre as artes marciais tradicionais:
"(...) Estes fatores simplesmente levam a um estilo que não é preparado para o combate real."
.
Sobre novos estilos como o Jiu-Jitsu Brasileiro:
"(...)Eles estão preocupados com o que funciona ou não."
.
Só tenho uma coisa a escrever sobre o artigo: vai ser costume aqui no blog eu 'linkar' o texto quado necessário, rs...
.
...no mais, é ler e refletir.
.
.
O que aconteceu com as Artes Marciais tradicionais no MMA?
Por Jay Cordes
.
De acordo com as estatísticas no Sherdog.com, o índice de praticantes de artes marciais tradicionais entre os Wrestlers e especialistas em Jiu-Jitsu Brasileiro, caiu dramaticamente de 71% em 1994 para 19% em 1996, e ainda continua diminuindo. O que aconteceu?.
.
No início do esporte em 1993 [ano de lançamento do UFC], os lutadores de artes marciais tradicionais simplesmente não conseguiam evitar serem colocados para baixo por lutadores que sabiam lutar no chão. No entanto, sempre existirá a desculpa da comunidade praticante de artes marciais que seus melhores adeptos não participavam das lutas, ou se participavam, estavam fora de seus auges. Falando do UFC 7, um lutador de karate estava sendo considerado alguém que finalmente iria mostrar o potencial das artes marciais tradicionais numa luta. Seu nome era Ryan Parker.
.
Com 1,90 de altura, pesando 106Kg, Parker era o lutador de karate ideal. De acordo com o site GojuRyuKarateDo.com, "Ki ko" é o nível mais alto do karate de Okinawa [vale lembrar que o Goju Ryu é uma das escolas oriundas de Okinawa], praticado apenas por pessoas muito hábeis, e consiste em usar a energia interna (ki) para tornar seu corpo invulnerável a golpes e chaves. Ryan Parker era terceiro dan de faixa preta em Gojo Ryu karate, e fazia demonstrações recebendo severos golpes na barriga, garganta, joelhos, costelas e rins. Antes do evento, corria até o boato que Ryan havia aprendido a usar seu (ki) para resistir a sufocamentos, arm locks e nunca seria derrubado.
.
No primeiro round, ele enfrentou Remco Pardoel, um lutador de jiu-jitsu da Holanda, que rapidamente o empurrou para um dos lados do octágono e o derrubou com um estrangulamento. Depois disso, ficou claro que Ryan não tinha se tornado um mestre no uso do seu (ki) para resistir aquele estrangulamento em particular. A comunidade MMA nunca mais o viu depois disso e gradualmente percebeu que ninguém se ergueria para contradizer a evidência de que artes marciais tradicionais simplesmente não eram mais eficazes em um combate corpo-a-corpo, como todos acreditávamos. Mas porque elas não funcionaram tão bem quanto outros estilos, como o Jiu-Jitsu Brasileiro ou o Wrestling?

.
.Cartaz do Evento UFC 7
.
1) Treinamento: Como dizia Bruce Lee, "Saber não basta, temos que aplicar. Poder não basta, temos que fazer." A natureza coreografada de um treinamento na maioria das artes marcias é invariavelmente inadequada para preparar alguém para um conflito real contra um oponente. Estudantes de jiu-jitsu treinam eternamente e aperfeiçoam suas técnicas lutando contra outros estudantes que tem toda a intenção de evitar o sucesso das técnicas do oponente.
.
2) Técnicas Mortais: Alguém poderia pensar que quanto mais técnicas mortais um estilo tem, mais mortal ele é. No entanto, mortal ou não, técnicas precisam ser praticadas antes de serem usadas contra um oponente. Quanto mais mortal uma técnica, é mais provável que um praticante nunca tenha as experimentado de verdade. Qualquer parceiro de treinamente sairia correndo na hora de praticar suas "perfurações de olhos" ou "ataques na garganta", então tais técnicas tendem a se tonarem outra coisa que os praticantes de artes marciais acreditam poder usar em lutas, mas na verdade eles nunca tentaram. É melhor usar seu tempo para aprender técnicas que podem ser realmentes usadas em treinos.
.
3) Defesa de Quedas: Existem três fases em uma luta corpo-a-corpo: luta em pé, quedas e luta de chão. Cada estilo tem especializações em uma destas fases. A melhor estratégia para um praticante de um estilo é manter a luta na fase em que ele tem melhores chances. Artes marciais tradicionais geralmente assumem que o oponente lutam como eles querem e irão trocar chutes e socos, ao invés de simplesmente colocá-los para baixo. Em resumo seria: eles não sabem como lutar no chão e não sabem como evitar que sejam derrubados.
.
4) Tradição: Existe uma coisa que todas as artes marcias tradicionais não têm: tradição. Um estilo precisa ser "mente-aberta" diante das novas técnicas para se manter efetivo. Por exemplo, imagine que alguém um dia apareça com uma técnica de derrubar que é mais eficaz do que a do freestyle wrestling. Imediatamente os lutadores de wrestling incorporariam tal estilo ao seu treinamento. Lutadores de wrestling nunca virariam as costas para uma técnica devido à tradição. Eles estão preocupados com o que funciona ou não.
.
Resumindo, artes marciais tradicionais vão se extinguir no MMA simplesmente porque elas não são treinadas realisticamente. Como elas precisam que seus oponentes joguem nas suas regras, seus praticantes só treinaram dentro desta regra. Ainda, aprender como evitar que um lutador de wrestling te derrube significa treinar com um lutador da modalidade. Se isto conflita com a tradição, deixa de ser uma opção. Estes fatores simplesmente levam a um estilo que não é preparado para o combate real.

.
fonte: Karateca.net*

*eu sempre confiro a fonte e nesse caso eu não achei referências sobre o autor na net, mas o artigo parece ter sido escrito, na hipótese de estar erroneamente creditado, por alguém que entende do assunto.
.

(textos) - (Blog Estilo Shotokan) - (vídeos)

.
------
---
contato: estiloshotokan@gmail.com

6 comentários:

Anônimo disse...

Prezado. Vc postou um texto antigo e não postou as conclusões tiradas pelos participantes do debate. As Artes Marciais vão continuar a existir e vão continuar a participar dos MMA e VT.

No caso, não existe mais lutador que vá somente com a experiência de um estilo de Arte Marcial. TODOS eles praticam vários estilos. Inclusive os de Jiu Jitsu.

O Karatê está bem representado pelo Lyoto Machida que utiliza 80% da luta karatê e algumas vezes solo (JJ). Franscisco Filho do karate Kyokushin no K1 também detonou um monte de gente. Wanderlei do Boxe Thai tb. Prever o futuro baseado num texto de um "pretenso" entendedor de Artes Marciais é arriscado - cheira a imprensa marrom e tendenciosa. O MMA é um show e contém um pedaço das Artes Marciais. As mesmas são muito maiores e mais abrangentes que um circo. Saudações.

Ale Fernandes disse...

REGRAS:

Ainda no MMA e VT existem regras. O comentário final do autor do texto dizendo que as Artes Marciais Tradicionais não treinam baseado na realidade é generalista e detona pouco conhecimento de causa. Existem muitos DOJOS que treinam baseados numa realidade crua e latente - o que chamamos de jyu kumite. Existe "treinos" e "treinos". O que o autor citou deve ser baseado na sua experiência dentro do karatê esporte, esse sim cheio de regras inúteis. É apenas uma apresentação com coreografias. O Karatê é muito mais amplo que regras - AINDA - que elas existam também no MMA.

Unknown disse...

Os comentários positivos e negativos serão deixados para benefício do debate. Obrigado a todos pela visita e não deixem de conferir o blog vez por outra. Abs,

Rodrigo Ramthum

tmcblog disse...

A questão é espinhosa. Sou praticante de Karate há muitos anos e sempre me deparei com esta discussão. Sou graduado também em TaeKwonDo e treinei dois anos de Judo, e treino eventualmente Muay Thai. Há alguma verdade na argumentação do post original. O karateca "purista" pode ser surpreendido por certos fundamentos de boxe tailandês, isso sem contar o jogo de chão e quedas do jiu-jitsu e quetais. Por outro lado, o wrestler e o lutador de jiu-jitsu terão grandes dificuldades, em suas técnicas isoladas, se enfrentarem dois ou mais oponentes. O fato é que, na a preparação para o combate e a defesa pessoal, é necessária a experimentação e o conhecimento de outras técnicas, quanto mais, melhor. E normalmente isso exige do praticante uma dedicação extra, além das possibilidades e disponibilidade de tempo de muita gente. Lyoto Machida, filho do Sensei Machida, do Karate Tradicional, é um interessante exemplo, não só por manter claramente os fundamentos do Karate ao lutar no MMA, mas também porque tem treinado com afinco diversas outras artes marciais. Só se enfrenta eficazmente o que se conhece. Todo verdadeiro karateca deve cultivar um traço especial: a humildade. E saber que quanto mais se sabe, mais há que se aprender... OSS!

Anônimo disse...

noooooossa!

uma ingnorancia enorme!

poxa, falando no lyoto (que é paraense e mora aqui em belem) ele aprende as outras artes pra saber os erros delas!

jiu-jitsu tem muitos erros!

por exemplo: lutar em tatame! que eu acho ridiculo, pois você ao cair não receberar resistencia no corpo e o jiu-jitsu é mais pra um contra um e tem as devidas regras: não pode bater no saco escrotal, não pode furar o olho, aonde já se viu isso? por acaso você vai falar isso pro ladrão?.

e tem mais! karate é complexo e infinito! você pode sair de muitas chavez e muitos 'army-lock's' que parecem impossiveis de sair e é claro que tem chavez e 'army-lock's do karate que você não consegue sair realmente, falo isso por experiencia e não por dizer que "o que eu pratico é o melhor!"

já vi muito cara dá um soco curvado! lutando com a coluna torta! lutando em pé( base levantada, que na verdade seria base baixa)!

no karate tem regras em copetições!

mas em treinamentos rigidos é jyu kumite(LUTA REALMENTE LIVRE SEM REGRAS) toda hora! em um istante você aprende a se defender se não é nocauteado, pois aqui no pará é 2 minutos de luta e sem juiz! você pode fazer qualquer coisa! claro que você tem o dojokun que deixam as pessoas vivas! e sem tatame, é chão duro mesmo! seem luvinha, pois o soco sem a luva não amortece nada!

e aqueles dois ossinho da mão que são chamados de seiken são duros e doem muito mesmo! são os ossos do indicador e do maior de todos...

treinem dando soco na parede com moderação e cristais de calcio serão produzidos e assim sera mais rigido!

treino karate e acho complexo, pois envolve questões de fisica!

e tem mais, como é que eu posso me surpreender com um lutador de boxe?, já que ele usa só as mãos, um taekewo se ele usa só os pés?, um judoca se ele usa só progesões erroneas, enforcamento toscos e estragulamentos com saidas e garda aberta? e um juijitero que mantei sua guarda aberta jogando-se no chão como se fosse impossivel de de se cobanter com uma tecnica dessas.

e ainda de tudo! o karate tem TUDO ISSO!

acha mentira?

pergunte ao lyoto! vá na JKA! pois assim você acredite!

KARATE NÃO É UM ESPORTE COM AQUELES PULINHO E AQUELA MOLEZA, KARATE NÃO SE TREINA PARA VOCÊ COMPETIR POR AÍ COM OUTROS KARATECAS E DIZER QUE SABE KARATE QUANDO NA VERDADE NÃO SABE!

é absurda essas informaçõesdo texto!

PS: descupe a arrogancia, mas esse texto foi feito por um criança?

fukk disse...

Anõnimo acima... Você fica revoltado pelo fato de no Jiu-jitsu não valer dedo no olho nem golpes ao saco escrotal? Vai dizer que você treina isso no Karate??? Se treina, já deve estar cego e estéril.
Além disso, achar que um lutador de Jiu-jitsu não vai saber enfiar os dedos nos olhos ou chutar o saco de alguém é mais burrice do que treinar esses golpes numa luta esportiva...
É evidente que o Karate é eficiente, mas o chão do Jiu-jitsu é bem melhor que o do Karate, isso com certeza, nenhum lutador se atreve a lutar MMA ou VT sem saber ao menos o básico do JJ (Lyoto é faixa preta em BJJ).